O Jornal Novo Negocião entrevistou Frei Airton Mainardi, reitor do Seminário agostiniano de Ourinhos e responsável pela implantação do Colégio Santo Agostinho em Ourinhos.

Frei Airton, quem são os Agostinianos Descalços? Em 1948 os Agostinianos Descalços chegaram ao Brasil vindos da Itália. Após constituírem várias comunidades religiosas nos estados do Rio de Janeiro e do Paraná, em 1999 chegaram a Ourinhos, onde iniciaram suas atividades na Paróquia Santo Antônio da Vila Odilon. Em seguida, começaram a construção do Seminário Santo Tomás de Vilanova com o intuito de acolher o curso de filosofia para os seminaristas que se preparavam para a vida religiosa e o sacerdócio católico.

Porque o Seminário será transformado em um Colégio? No final de 2015, durante uma reunião ocorrida em Ourinhos, nós percebemos que manter o curso de filosofia no Seminário tinha se tornado inviável. Decidimos, então, transferir os seminaristas para o Seminário Santa Rita na cidade do Rio de Janeiro. Em seguida surgiu a questão: o que fazer com a estrutura física do Seminário? Analisamos algumas possibilidades e decidimos pela abertura de um Colégio, a proposta foi aprovada por todos e se iniciaram os procedimentos para a criação do Colégio Santo Agostinho de Ourinhos. O Seminário encerrava suas atividades, mas a sua missão continuava.

Será o primeiro Colégio dos Agostinianos Descalços? Os Agostinianos têm vários colégios no Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia dentre outras cidades. Nós somos responsáveis, diretamente, por um colégio em Bom Jardim (RJ) e outro no Paraguai, temos uma grande tradição na educação. Por isso que o Colégio Santo Agostinho não é apenas uma inovação, mas faz parte de uma tradição educacional. Somos um Colégio completo e o nosso objetivo é fornecer uma educação de qualidade com propostas inovadoras aliadas à tradição agostiniana, colaborando na formação intelectual e humana dos nossos alunos.

Porque o Colégio será chamado “Santo Agostinho”? Agostinho nasceu no continente africano em 354 e faleceu em 430. Ele foi um grande bispo da Igreja, escreveu muitas obras e sempre teve uma grande preocupação com a formação das futuras gerações. Agostinho foi reconhecido pela Igreja como santo pela constante busca da verdade e pela dedicação à comunidade. Por isso nós, Agostinianos Descalços, acreditamos que Santo Agostinho mostra que é possível viver a vocação cristã na promoção do ser humano e na vivência em comunidade.

Quais são os diferencias que o Colégio Santo Agostinho vai oferecer? Posso elencar os seguintes diferenciais: somos um Colégio religioso administrado pelos freis, a nossa presença será constante no Colégio; temos um ensino bilíngue com a prática do inglês todos os dias desde o infantil; desenvolvemos várias atividades extracurriculares; trazemos a plataforma de ensino ELEVA, uma das melhores do Brasil; também temos uma ampla área verde e uma ótima localização; por isso oferecemos um excelente material por uma mensalidade acessível. Tudo isso dentro de uma pedagogia agostiniana.

Então vocês têm uma pedagogia agostiniana? Sim, nós podemos definir nossa pedagogia como “agostiniana”. A nossa proposta pedagógica oferece uma educação de qualidade, tanto humana como cristã, voltada para os quatro pilares UNESCO da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. A proposta “agostiniana” aplica esses pilares e considera o Colégio como uma grande família, onde crianças e jovens encontram um ambiente propício para aprimorar o respeito mútuo, o diálogo e a amizade. O nosso lema é “vocação para educar”, por isso a pedagogia agostiniana colabora para formar seres humanos engajados na sociedade e capazes de fazer a diferença nos ambientes onde estiverem.

Quando começam as atividades do Colégio? O Colégio iniciará suas atividades em 2018, atendendo desde o Infantil II até o 9º ano do Fundamental. Pretendemos ser uma referência em Ourinhos e região para continuar a atividade de evangelização que iniciamos em 1999. Por isso, queremos oferecer uma proposta educacional cristã que tem como base a verdade, a justiça e a paz como algo cotidiano. Acreditamos que assim cada aluno se torna uma pessoa que fará a diferença, pois está em sintonia consigo mesmo, com o outro e com Deus.

É possível fazer uma visita ao Colégio? Claro que sim, venham nos fazer uma visita e conhecer nossa proposta e nossa estrutura. O Colégio Santo Agostinho está localizado na Rua Santa Mônica, 379, Bairro Jardim Oriental e atende pelo fone (14) 3324-7431. Para maiores informações acesso nosso site colegiosantoagostinho.com.

Frei Airton, as suas considerações finais. Em nome do Agostinianos Descalços e de toda a equipe do Colégio Santo Agostinho, eu agradeço a oportunidade e espero ter respondido a todas as questões. Quaisquer dúvidas entrem em contato conosco e reforço o convite para que venham nos fazer uma visita, estaremos aguardando com grande alegria.

Fonte: Negocião