A retomada das aulas presenciais terá início gradual, a partir do dia 19 de outubro de 2020, com os alunos do Ensino Médio. Porém o momento ainda é de muito cuidado com a nossa saúde coletiva e individual. Com o retorno do nosso contato diário, novas medidas precisarão ser adotadas a nossa rotina pelo compromisso e responsabilidade de todos.

Já iniciamos as adaptações do Colégio Santo Agostinho como as instalações de totens de álcool em gel 70°, readequação das salas de aula com o distanciamento de um metro e meio entre as mesas dos alunos e dos professores, sinalização com informações do trânsito nos corredores, banheiros, refeitório e áreas externas, termômetros digitais, tapetes sanitizantes, entre outras ações.

Sinais do COVID-19

Como prevenir

Evite contato com pessoas diferentes das que estão em isolamento com você, mantendo o distanciamento social. Em casa, lave as mãos com frequência e se precisar sair, use máscara o tempo todo e leve álcool em gel.

Antes de sair de casa e ao retornar

No transporte escolar

Todos os colaboradores deverão receber treinamento sobre como desinfetar instalações e superfícies de forma adequada, bem como orientações sobre etiqueta respiratória e higiene pessoal. A equipe deve ser capacitada para se comunicar com os pais e alunos, a fim de orientá-los sobre as medidas adotadas para evitar a propagação do vírus (por exemplo, medidas de distanciamento social e uso adequado de máscaras de proteção individual que cubram adequadamente toda área do nariz e da boca).

ATENÇÃO! É de extrema importância que profissionais que atuam no transporte escolar estejam bem treinados para se comunicar com os pais, alunos e profissionais da educação.

Lembrando que, pessoas sem sintomas ou com sintomas leves também podem transmitir o vírus, portanto, TODOS DEVEM ADOTAR OS DEVIDOS CUIDADOS.

Na chegada ao colégio

1. Aferição da temperatura corporal;
2. Higienização dos calçados;
3. Higienização das mãos;
4. Uso da máscara de proteção durante todo o período escolar;
5. Encaminhamento imediato à sala de aula a fim de evitar aglomerações no pátio da escola;
6. Solicitamos que os pais não saiam do carro durante o desembarque do estudante, essa medida visa evitar aglomerações no portão da escola.

Durante as aulas

1. É obrigatório o uso de garrafas ou similares para beber água. Nesse primeiro momento, solicitamos que os alunos tragam duas garrafas com água de casa para evitar o uso comunitário do bebedouro;
2. Manter o distanciamento estabelecido na sala de aula;
3. As janelas e portas de acesso aos ambientes permanecerão abertas para garantirmos ventilação adequada;
4. Ao retornar do banheiro, o estudante deverá higienizar as mãos com água e sabão;
5. Durante as aulas e os intervalos o estudante deverá manter o distanciamento dos colegas;
6. Durante o lanche, não compartilhar alimentos;
7. Neste momento escolha novas formas de se cumprimentar;
8. SEMPRE fazer o uso da máscara de proteção.

No intervalo

1. Higienizar as mãos antes e depois das refeições;
2. Utilizar os locais demarcados para o intervalo;
3. Evitar aglomerações e respeitar o distanciamento físico;
4. Respeitar o espaçamento das mesas e cadeiras;
5. Manter o uso da máscara na hora de servir e após a refeição.

Higienização dos Espaços Escolares

1. Limpeza constante de todos os ambientes;
2. Limpeza intensificada dos locais de maior contato das mãos, tais como: maçanetas, mesas, cadeiras, bancos, corrimãos, computadores, televisores, etc.;
3. Disponibilização de totens e frascos de álcool em gel por todos os locais de grande circulação.

Juntos somos mais fortes…
…e juntos vamos superar esse desafio!

SAÚDE É COISA SÉRIA

Por isso reafirmamos o comprometimento para que, quando as aulas forem retomadas, a volta dos alunos no ambiente escolar seja feita de forma muito responsável.
Estaremos atualizando, periodicamente, para manter a transparência com pais/responsáveis e alunos, que juntos formam a família do Colégio Santo Agostinho.