“Fizeste-nos, Senhor, para vós,
e o nosso coração anda inquieto
enquanto não descansar em vós.”
(Santo Agostinho)
Em 1948 os Agostinianos Descalços chegaram ao Brasil e, após constituírem várias comunidades religiosas nos estados do Rio de Janeiro e do Paraná, em 1999 chegaram à cidade de Ourinhos, onde iniciaram a construção do Seminário Santo Tomás de Vilanova com o intuito de acolher o curso de filosofia para os seminaristas que se preparavam para a vida religiosa e o sacerdócio católico.
Em 2015 durante o 3º Capítulo Provincial realizado em Ourinhos, os religiosos da província do Brasil decidiram encerrar o curso de filosofia no Seminário Santo Tomás de Vilanova e transferir os seminaristas para o Seminário Santa Rita dos Impossíveis na cidade do Rio de Janeiro.
Em seguida, os religiosos analisaram a proposta de transformar a estrutura física do seminário em um colégio religioso, a proposta foi aprovada por todos e se iniciaram os procedimentos para a criação do Colégio Santo Agostinho de Ourinhos, projetado e concretizado pela província do Brasil dos Agostinianos Descalços.
A partir de então, um grupo de cristãos comprometidos passou a fazer parte do projeto e em abril de 2016 iniciaram-se as reuniões preparatórias para a criação do Colégio Santo Agostinho de Ourinhos, o qual possuiria os seguintes diferenciais: ser um colégio religioso com o acompanhamentos dos Agostinianos Descalços, possuir um ensino bilíngue, dispor de excelente uma plataforma de ensino e acolher seus alunos em período semi-integral.
O Colégio foi inaugurado no dia 15 de dezembro de 2017, com a presença de autoridades eclesiásticas e civis. A aula inaugural do dia 3 de fevereiro de 2018 marcou o início do ano letivo e das atividades pedagógicas do Colégio Santo Agostinho, com o grupo de alunos fundadores.
“You have formed us for Yourself,
and our hearts are restless
till they find rest in You.”
(Saint Augustine)